quinta-feira, 14 de junho de 2012

Problema Toshiba A300, L300...gráfica?!

Recentemente tive com um portátil Toshiba L300 que aparentava ter problemas de gráfica, isto porque o computador bloqueava a meio da instalação do Windows e apareciam umas listas verticais com caracteres estranhos. O que acontece é que este modelo não tem gráfica para isso acontecer... (Intel).

Ao fim de alguma pesquisa pela Internet comecei a perceber que estes Modelos têm um problema em comum, NEC:



Os sintomas comuns são:

- Computador liga e desliga de imediato;
- Reinicia a meio do boot ou então dentro do sistema operativo;

Como sei que é do NEC?

- Este problema normalmente só acontece quando o portátil está ligado ao transformador, pela bateria ele não faz estes sintomas;

- Desactivar um dos Cores do CPU e ele trabalha bem; 


Vamos então reparar o NEC?!

A primeira coisa a fazer é retirar o NEC, para isso precisamos de uma estação de Ar Quente ou de IR (infra-vermelhos - que é o meu caso):




Devemos ter cuidado para proteger toda a área em volta, para não danificarmos nenhum componente ou pista da motherboard.

Depois de removido o NEC, temos 2 opções:

- Colocar novamente o NEC TOKIN OE907;
- Colocar 4x Condensadores Tantãlo de 330uf 2.5v/4v; 

NOTA: se não tiverem de 330uf, não tem problema podem usar 6 de 220uf ou outra medida desde que o total chegue aos 1200uf.


Como nunca gostei muito do NEC, usei então 4 condensadores de 330uf em paralelo, e ficou qualquer coisa como isto:


A reparação em si não foi complicada, foi sim trabalhosa e o resultado foi impecável!


Modelos Toshiba afectados por este problema:

- L200
- L300
- L300 - 18G (obrigado ao @Herculano Louro)
- L300 - 145
- L300 - 176
- L305- S5909
- A200
- A205
- A300 - 1DL
- A300 - 1D0
- A300 - 1M1
- A300 - 159
- A300 - 202
- A300 - 244
- A300 - 276
- M200

Modelos Toshiba não afectados por este problema:

- A200-1AS (obrigado ao @Mário Moreira)
- A200-2C5 (gráfica amovível)
- A300D-14D (gráfica incorporada)
- L500-13W (gráfica amovível)


Outras marcas afectados por este problema:

- Acer Aspire 5730z
- Acer Aspire 6920
- Acer Aspire 8920g
- Samsung RV510
- Samsung RV511

Actualização com mais modelos brevemente. 
Se tiverem algum com o NEC podem comunicar nos comentários. Obrigado.



DataSheet do NEC:
http://www.nec-tokin.com/english/product/pdf_dl/capacitors.pdf



Na página 12 podem ver uma tabela com as referência às siglas dos condensadores, a sua voltagem e a sua capacidade. 
Usem isto para perceberem que condensadores devem usar.
Espero ter ajudado e continuação de boas

281 comentários:

  1. Caro MVisionPT, eu tenho o mesmo problema no meu Toshiba. Estou disposto a pagar a alguém com conhecimentos na área para me resolver o problema.
    Fazia-me o trabalho?

    contacte-me a.f.amandio@gmail.com

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde,

    Já o contactei por email. Fico aguardar.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  3. Caro MVision PT estou com o mesmo problema. Faz reparação?

    Contate-me
    marcoapamorim@gmail.com

    ResponderEliminar
  4. Bom dia,

    Já lhe envie email. Fico aguardar resposta.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  5. Boas, tenho um Toshiba A300D-14D suponho que tem o mesmo problema, faz reparações?

    contacto: joca_divx@sapo.pt

    cumprimentos

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde,

    Já lhe respondi por email. Fico aguardar uma resposta sua.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  7. Boas, tenho 1 maquina com o mesmo problema. Agradecia contado para o mail : marco.mirrado@gmail.com, gostava da opção de troca por um chip identico.

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde,

    Caro Marco já lhe enviei email.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  9. boa noite
    tenho um toshba a300d 14d nao se o problema sera o mesmo pois ele liga acende algumas luzes e torna a desligar,sera que me podera ajudar fico agradecido meu mail e picoinhas@hotmail.com,obrigado

    ResponderEliminar
  10. Bom dia,

    Caro Rui Santo esse modelo não tem o componente NEC (como referio neste tópico). Têm sim 1 Chipset e 1 Gráfica da ATI.

    Por isso, supondo que não dá imagem o problema pode ser num destes dois componentes, e se assim for tem que se fazer um Reballing.
    Ou então também pode ser problema na Bios como já me aconteceu com um modelo desses.

    Espero ter ajudado. Alguma coisa, pode contactar-me por aqui ou pele email: modernvisionpt@gmail.com

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  11. Boa noite tenho um portatil que quando ligo passado algum tempo desliga-se se me puder ajudar o meu email o modelo é
    toshiba satellite A300-202
    o meu mail 1berto.jorge@gmail.com
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  12. Tambem tenho o mesmo problema quanto leva pela reparaçao ?
    meu emeil: Jogosmarco@hotmail.com

    ResponderEliminar
  13. Boas!

    Tenho um toshiba a300-1do com este problema! Será que pode ajudar?
    De onde é, e em quanto ficaria?

    Obrigado!

    ResponderEliminar
  14. Boa noite,

    André Pinto contacte-me por mail:
    modernvisionpt@gmail.com

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  15. Já enviei para o seu e-mail um problema identico.
    Recebeu?
    René Fernandes

    ResponderEliminar
  16. é possivel substituir o NEC/TOKIN sem recorrer a estação IR ?
    vi algures um "Self Repair Kit Toshiba A300-18G
    \NEC/TOKIN OE907 Proadlizer Repair KIT" por 19e... será viavel?

    ResponderEliminar
  17. Boas,

    Sim é possível, existe um método chamado de SloderQuick, que é um tipo de solda que liquidifica a uma temperatura mais baixa.

    Apesar de nunca ter testado, penso que seja fiável desde que se tenha cuidado a soldar.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  18. Bom Dia!
    Onde comprou os condensadores?

    Atentamente Bruno Graça

    ResponderEliminar
  19. Bom dia,

    Os condensadores são comprados em lojas de venda de material electrónico.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  20. Boa noite,
    Tenho um A300 1S9.
    Quando estou na Bios, posso estar o tempo que quero que o portatil nao desliga, mas se tento arrancar com ele normalmente, consigo te-lo ligado meia duzia de minutos. Será o mesmo problema? Tem placa grafica independente e tenho quase a certeza que tem o "NEC".

    ResponderEliminar
  21. Bom dia! muito obrigado e parabéns pelo post! através das fotos que são bastante explicitas efectuei a reparação sem qq dúvida.

    ResponderEliminar
  22. Bom dia,

    Já tive um L300 assim, na Bios podia ficar ligado o dia todo e nunca se desligava ou reininciava, mas assim que começava a carregar o Windows ou a entrar nele, ia logo abaixo.

    Por isso, sem margem de dúvida que o teu problema está no NEC, isto caso o teu modelo tenha.

    Alguma dúvida apita.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  23. Caro João Cardoso fico feliz pela tua reparação!

    Alguma coisa já sabes, é só dizer.

    ResponderEliminar
  24. Supostamente o meu portátil também está com o problema do "NEC".
    Funciona sem problemas com a bateria, basta ligar o carregador e puf, reinicia e entra nesse ciclo vicioso.
    Já gastei algum $$ com o portátil que não era meu, era do meu cunhado, mas como ele disse para o encostar, resolvi ficar com ele, comprei umas dobradiças novas pois as que tinha estavam partidas, comprei um disco novo, porque o que tinha só fazia "tec tec tec". Agora está a funcionar bem (tirando a parte de que quando se liga o carregador ele reinicia).
    O portátil em questão é um toshiba a300-276.
    A minha dúvida é: se eu comprar um condensador nec tokin oe907 e substituir pelo que lá está o problema fica resolvido ou tem mesmo que colocar os 4 condensadores em paralelo como está na foto?
    Não sou eu que vou fazer isso porque não sei, o meu primo trabalha numa fabrica de componentes electronicos e pergunto-lhe se lá os engºs ou colegas conseguem fazer o trabalho, caso contrário vou ter que encontrar alguém que perceba do assunto.

    ResponderEliminar
  25. Boas!

    Hugo o problema que descreves é sem dúvida o NEC-

    Se o vais substituir aconselho-te a meter os 4 condensadores, porque é mais fiável e certo que não volta acontecer.

    Se tiveres problemas ou não conseguires retirar o NEC e soldar os condensadores contacta-me por email que dou-te uma ajuda.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Primeiro falo com o meu primo a ver se ele tem lá na fábrica técnicos capazes de fazer isso, depois dependendo da resposta eu digo-te alguma coisa. Desde já obrigado.

      Eliminar
    2. De nada, sempre às ordens.

      Cumprimentos.

      Eliminar
  26. MVisionPT, afinal acho que vou ter que ser eu a fazer ou arranjar alguém que o faça. É "fácil" de se fazer, tirar a solda e soldar os 4 condensadores?. o meu email: hugoconceicao@gmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Parte mais complicada do processo é remover o NEC, depois soldar os 4 condensadores é relativamente fácil. Agora tudo depende de qual é a sua experiência a soldar?

      Eliminar
    2. A minha experiencia de soldar é igual à dos comuns mortais, por exemplo soldar um fio que se soltou de uma placa... nada de complicado como isso dos condensadores e afins.

      Eliminar
    3. Hugo já te respondi por email...

      Eliminar
  27. Antes de mais devo dizer que graças a este blog, dei inicio à pesquisa no google por este "NEC"problema ;)
    Tenho 1 L300-18G exactamente c/ este problema a reparar...estava para comprar uma motherboard, mas já está de lado essa teoria. Não consegui fazer o teste da bateria em virtude deste portatil ter a bateria viciada. Sou de Leiria e vou ainda esta semana encomendar o "pacote" de 15€ para a reparação.
    (este portatil veio para as minhas maos para limpar (pois o cpu chegava facilmente aos 70€. no fim da limpeza ficou nos 30 e poucos e ganhou a "oferta" da modalidade NEC...começou-se a desligar sozinho, isto tudo a pensar que tivesse feito alguma borrada na montagem do toshiba, mas já está comprovado que NÃO!!! ;)
    Cumps e obrigado pelas opiniões "postadas".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Herculano fico contente de maquina ficar a funcionar e o meu Blog ter ajudado nisso ;)

      Esse modelo por acaso desconhecia...mas vou já adicionar na lista do Tópico.

      Obrigado pela informação e continuação de boas reparações!

      Eliminar
  28. Olá!Tenho um toshiba A300-244 há pouco mais de 3 anos e pelo que pesquisei na net (eu que nao percebo nada de computadores, sou uma mera user, e após me ter dirigido à pc speed em viseu e quererem me cobrar mais de 100€ por uma board nova sem garantias de que resolveria o problema), cheguei à conclusao que o meu pc deve ter este problema do NEC Tokin como voces explicam. O certo é que já uns meses que ele reinicia sozinho (não tenho como ver a história de estar ligado à bateria vs ao carregador porque a bateria está viciada e nao dura mais de 10mn), mas inicialmente só reiniciava duas vezes seguidas antes mesmo de chegar ao sistema operativo windows pedindo-me arranque de segurança, mas nas ultimas duas semanas ele nao reinicia uma, nem duas, nem três mas umas 7 vezes seguidas até chegar ao windows e depois ainda reinicia mais umas 3 vezes de 5 em 5 mn. Como deve imaginar é muito irritante e frustante! No entanto nao queria ter de comprar um pc novo nesta altura... Estando eu em Viseu haverá alguma hipotese de me arranjar o meu portatil? E se sim que preço me faria MVisionPT? Já agora obrigada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Olga,

      Comprar uma motherboard nova está fora de questão visto que essa têm solução!

      A substituição do NEC não é difícil, mas se tiveres dificuldades posso ajudar-te.

      Entretanto também te respondi por email ;)

      Cumprimentos.

      Eliminar
  29. Boas MVisionPT, eu tenho um Toshiba satelite A300-276, no qual ele apenas kuando o ligo a corrente so liga as luzes de estar ligado a corrente e o laranja de estar a carregar a bateria, mas de resto nao liga e nao faz mais nada...o problema será do mesmo amigo? Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas,

      Normalmente o PC com este problema ainda arranca, se ele não chega arrancar o problema pode ser outro....já verificou o circuito de power? Aquele que tem o botão e o cabo que liga à motherboard?

      Cumpriemntos.

      Eliminar
    2. sim, o cabo esta bom, ele antes de deixar de trabalhar so trabalhava com a bateria, agora e k nem uma coisa nem outra...

      Eliminar
    3. Então tenta, remove no nec (que já pode estar completamente saturado) e instala os condensadores, não perdes nada em tentar.

      Depois diz alguma coisa.

      Eliminar
    4. Ok, vou fazer isso e ver se da resultado. Abraço, e Obrigado
      PS: dps deixarei aki o resultado. ;D

      Eliminar
    5. boas.. ja me chegou as maos um l300-18g k so acendia luzes.. substitui o dito condensador pelos 4 e ate agora esta a bombar;) só para k saiba que por vezes so acendem luzes e tb e do nec

      Eliminar
  30. Quem me fazia o trabalho (o meu primo) de retirar o nec tokin e soldar os 4 condensadores, não tinha tempo/pachorra.

    Vai daí, ganhei coragem, mandei vir os 4 condensadores, retirei o nec tokin, soldei os 4 condensadores e o pc está a funcionar, já não vai abaixo ou bloqueia quando ligo o carregador.

    O que significa que apesar de solda ter ficado feia (termos visuais) ficou funcional.

    Já tenho o toshiba a trabalhar bem com ou se carregador eheheheh.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bem! Parabéns pela reparação :)

      Obrigado por teres reportado o teu caso.

      Cumprimentos.

      Eliminar
  31. Boa noite tenho um portátil com o mesmo sintoma Toshiba Satellite A300-276. O meu mail helder.brandao@gmail.com
    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Envie-me um email com ajuda que precisa modernvisionpt@gmail.com

      Cumprimentos e disponha sempre.

      Eliminar
  32. Boa tarde todos e parabéns pelo blog.

    Tenho um Toshiba Satélite L500-13W que até hoje sempre funcionou bem.
    Quando o tentei ligar hoje ( só com o transformador pq a bateria já está viciada ), ele fica com a luz da alimentação acesa e a luz da bateria e depois de ligar acenda a luz do power durante uns 10sg e desliga.
    Não chega arrancar, o monitor não acende nem a luz do disco.
    Acha que deve ser o mesmo problema ?
    O meu mail é este :pjpp@live.com.pt
    Abraço
    Paulo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Paulo,

      Esse problema, nesse portátil nada tem haver com o NEC....mas sim com a placa gráfica (que é amovível).

      Neste caso é necessário fazer Reballing ao GPU da ATI.

      Cumprimentos e disponha sempre.

      Eliminar
    2. Obrigado,

      Consegue fazer esse tipo de reparação, precisava de ajuda .
      O meu email pjpp@live.com.pt

      Abraço

      Paulo

      Eliminar
    3. Bom dia MVisionPT,

      Obrigado mais uma vez pela dica, não sabia o que fazer e decidi fazer eu mesmo, (á sapateiro)o Reballing á placa gráfica.
      Pedi a um amigo um tipo de secador regulável (100º) e aqueci o processador durante alguns minutos isolando com prata os outro componentes. Qual foi o meu espanto quando montei tudo funcionou, eu seu que mais tarde vai me acontecer o mesmo.
      Vou dando noticias

      Obrigada pelo conselho

      Paulo

      Eliminar
    4. Boa tarde Paulo

      Fico contente de teres resolvido o teu problema :)
      Na minha terra quem não tem cão, caça com gato!
      E assim fizes-te tu. So há um pequeno problema...esse método não é eficaz e a duração tanto pode ser uma semana como um ano....

      Cumprimentos e boas reparações!

      Eliminar
  33. Boas amigos, tenho seguido as vossas sugestões desde o gforum, e comprei o nec como o amigo falou, ja o meti no meu toshiba A300 mas ele continua na mesma infelizmente.
    Não tenho a bateria dele mas ja desativei a segunda core e faz o mesmo, liga e quando vai para entrar no Windows reinicia, o estranho no meio disto é que em mod de segurança entra e funca bem...
    Que acham amigo ja troquei rams cpu so falta a gráfica acham que poderá ser disso?
    Abraço a todos e obrigado pelas dicas e pelo trabalho aqui desenvolvido, com certeza ira ajudar muita gente :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Trocou o NEC pelos condensadores ou por outro NEC?
      Pode ser da gráfica...mas duvido a gráfica não faz que o PC se desligue ou reinincie.

      Já testou com outro disco e uma instalação nova?

      Cumprimentos.

      Eliminar
    2. Boas caro amigo, troquei por outro nec igual ao qual falamos no gforum.
      Neste momento já removi o nec novo...
      Estou a pensar meter os 4 Condensador de tantalo 330uf 2,5v.
      para testar, o meu problema é se estou a deitar dinheiro para o lixo.
      Deixo aqui duas fotos para se ver como tinha ficado o novo nec, tive muito cuidado com todos os passos, estava com muito bom aspecto.
      https://www.dropbox.com/s/mv1c2wk6uad2imv/2013-02-22%2014.47.19.jpg
      https://www.dropbox.com/s/8g5rntznatche8r/2013-02-22%2014.05.36.jpg
      Na lizbit falaram que poderia ser o Thermal sensor avariado e que só se resolvia com os 4 condensadores.
      Que acha amigo?

      Eliminar
  34. boas MVisionPT

    tenho o mesmo problema que os demais, quando ligo á corrente puff lá vai ele.
    será que me podes ajudar a encontrar os condensadores?, ou tu me os poderás arranjar?
    Obrigado
    luis
    luistoco@gmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas,

      Os condensadores é difícil de arranjar em PT, só se ligares ou mandares email para as lojas da especialidade.

      De qualquer forma se tiveres enrascado eu posso dispensar uns sem problema.

      Abraço.

      Eliminar
  35. Caro MVision PT estou com o mesmo problema. Faz essa reparação?

    Contate-me
    mgu0@hotmail.com/mgu.pinto@gmail.com

    ResponderEliminar
  36. Ola, MVision PT. Conhece alguém que faça este trabalho na Madeira? Eu já abri o portatil e vi que estava lá um NEc Tokin e já mandei vir os condensadores da loja lizbit, só não tenho o ferro de soldar nem experiência. Mas o ferro ou compro ou ver se algum amigo têm que me empreste. O meu mail: hgfernandes04@gmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Infelizmente nao conheço ninguém na Madeira que lhe faca esse trabalho, mas qualquer técnico de reparação de áudio e vídeo lhe pode fazer isso.

      Mas agora que comprou os condensadores porque nao comprar um ferro? Pode sempre dar-lhe jeito no futuro nunca se sabe.

      Se precisar de ajuda estamos aqui para isso.

      Cumprimentos

      Eliminar
  37. Boa tarde,
    Tenho um L300-145, com o mesmo problema.
    contacte para generoso7@sapo.pt
    Obrigado

    ResponderEliminar
  38. Boas tardes.

    Deram me um Toshiba A300-1ID , para peças porque tinha queimado. Depois de alguma pesquisa na net , encontrei aqui a solução.

    Aproveito já para lhe dar os parabéns, pelo trabalho e especialmente pela partilha com os outros.

    Sou desenrascado,e vou por mãos a obra(vou tentar) , sou de Lisboa da Zona de Sintra , onde posso adquirir os condensadores ?

    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que conseguiu reparar! Fico feliz pelo seu trabalho.

      Como já disse aqui, no Google basta procurar pelo Kit de Reparação Toshiba, aparecem diversos sites portugueses com os condensadores.

      Eliminar
  39. Caro MVision PT estou com o mesmo problema. Faz essa reparação?



    antoniorganista@gmail.com

    ResponderEliminar
  40. Boas, gostava de saber onde posso comprar os condensadores necessários?

    Cumprimentos e Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Basta procurar no Google e vai encontrar um Kit que se vende em Portugal, de qualquer forma se tiver problemas envie-me um email.

      Eliminar
  41. Boas.
    Também comprei o meu 1º kit na Lizbit... mas tinha o thermal sensor com problemas, como não funcionou da primeira vez contactei-os e eles enviaram de oferta um kit com os condensadores (low ESR), o meu pc já está a funcionar á cerca de um ano.
    Agora o meu cunhado teve o mesmo problema e comprou um kit que eles tem novo, que traz o ferro de soldar e mais uma ferramentas, trocou e ficou a funcionar.
    Obrigado pela dica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas!

      Eu prefiro os condensadores, e já o disse aqui.
      Porque se o NEC fosse bom não avariava tão depressa :)
      Mas fico contente por teres conseguido.

      Cumprimento,s

      Eliminar
  42. Boas MVisionPT!
    Eu tenho um toshiba A300 1m1 que, por vezes desligava-se ao carregar o windows e agora congela/para por completo ao fim de alguns minutos somente qd o tenho ligado ao carregador! (não reinicia, somente bloqueia).
    Vou tentar fazer a troca do Tokin OE907 pelos 4 condensadores.
    Quero, principalmente, agradecer-te pela excelente ajuda que prestaste aqui à malta dos malfamados toshibas/nec...
    Se tiver alguma dúvida, contacto-te!
    Um muito Obrigado!
    David Sandro Rosa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na reparação é necessário retirar o cpu??

      Eliminar
    2. Boas!

      Peço desculpa pela demora na minha resposta.

      Antes de mais obrigado pelo elogio ao site. A minha ideia é mesmo essa, ajudar o pessoal com estes Toshibas.

      Em relação ao GPU, podes tirar ou deixar estar tudo depende da temperatura que tens no Pré-Heater (isto se o tiveres a usar).

      Se for só para usar o ferro de soldar, não precisas de remover.

      Cumprimentos e dispõe sempre.

      Eliminar
    3. Mais um A300 salvo!!! Espetáculo! Pelo menos está a funcionar desde que o liguei à mais de 30 minutos!!!
      A soldagem que efetuei não ficou muito bonita mas ficou funcional!!!
      Um muito obrigado pelas dicas das imagens!!!

      Eliminar
    4. Expetáculo! Ainda bem! Parabéns pelo trabalhos e obrigado.

      Eliminar
  43. viva...tenho um Toshiba a200 com gráfica amovivel com os mesmos sintomas, não tem nec...apenas condensadores...alguma dica?
    entretanto..tenho um magalhaes 2 que so funciona com a bateria...nao é o jack..alguma sugestão?
    cmprs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas!

      Podes começar por medir os condensadores e verificares se tens alguma estragado. Mas digo-te já que isso vai dar muito trabalho...

      Cumprs

      Eliminar
  44. Boa tarde,

    Sabes se o Toshiba L40-15G (Tenho um, que não liga) tem o mesmo problema do Chip NEC.

    E o Toshiba A200-2B7, como falas no A200, são todas as séries que tem problema?

    No Toshiba L300-145 , desliguei um dos cores do processador no windows, esta a funcionar ligado a corrente sem bloquear, achas que deva trocar o chip Nec.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas!

      Têm a certeza que esse Toshiba L40 têm o NEC? Parece-me que não, mas veja lá bem...esse se ligar e não der imagem o problema dele é outro :)

      Os Toshibas que dão normalmente problemas são os que têm os NEC's, mas não quer dizer que os outros não deêm. O A200-AB7 é do E-escolas e têm apenas os condensadores SMD por baixo do processador e não o NEC.

      No caso do L300-145, sim deve, porque mais cedo ou mais tarde vai dar problemas, isso é apenas o começo.

      Cumprs.

      Eliminar
  45. Boas, L 300-145 com problema idêntico ao referido no tópico. Repara? Lopesnml@gmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se quiseres podem contactar-me por email.

      modernvisionpt@gmail.com

      Eliminar
  46. Boas, sabem-me dizer se estemodelo é afectado pelo problema? A200-2B7

    Obrigado
    Helder Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas,

      Hélder esse modelo (se não estou em erro) não tem o NEC.
      É o modelo do E-escolas correcto?

      Cumprimentos.

      Eliminar
  47. Boa tarde

    depois de retirar o nec diz que é para colocar novamente o nec. e para pôr o mesmo ou um novo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Não, porque o NEC está avariado. Daí estar acontecer esses problemas com o PC....

      Por isso, tem que ser feita a sua substituição pelos condensadores ou então por um NEC novo.

      Cumprimentos.

      Eliminar
  48. Boa tarde,

    Acho que estou com o mesmo problema.
    Tenho um toshiba satellite A300 1|D, desliga e reinicia de imediato, e aquece muito.
    Já abri e limpei tudo junto á ventoinha, mas ficou na mesma.
    O estranho é que em modo de segurança não desliga.

    Quanto custa a reparação? Onde me dirijo?
    Contacto: go.gsc.sc@gmail.com

    Com os melhores cumprimentos,
    Gonçalo

    ResponderEliminar
  49. boas:
    tenho um toshiba a300-276,mas o problema dele é que não liga mesmo, acende o led de energia quando ligado á corrente,mas nem sinal,será desse tal nec ou o problema é outro, o carregador está bom já o medi,parto do principio que chega energia á board.
    obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas,

      Mas quando pressionas o "power" ele pelo menos dá algum sinal (nem que por muito pequeno que seja) arrancar?

      Tive aqui um com esse problema e era efectivamente o NEC.

      Cumprs

      Eliminar
  50. Não,nem pia sem sequer pisca os leds,simplesmente não aconteçe nada,deverá ser mesmo o Nec.

    ResponderEliminar
  51. boas, eu tenho o mesmo problema no meu toshiba, quanto leva pela reparacão do mesmo.
    cumps
    Nuno Alves

    ResponderEliminar
  52. Boa noite, estou com esse problema de reparar o NEC no meu toshiba L300, pode dizer-me o preço para reparar este meu pc.

    josematias444@gmail.com

    Obrigado

    ResponderEliminar
  53. Boa tarde, estou com um problema num Toshiba L300, o portatil costumava bloquear quando lhe ligava à corrente, depois de pesquisas, vi que tinha de mudar o NEC por 4 condensadores. Consegui os condesadores, mas o portatil nao liga, quando fui medir a tensão notei que tinha valores de -11.40 na zona do CPU. Alguem me pode ajudar?

    k1luxa@gmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Por acaso nao esta a medir com os pólos trocados pois nao? Ja verificou se nenhum dos condensadores esta mau?

      Cumprimentos

      Eliminar
  54. Boa Noite

    Estou exactamente com este problema no meu Toshiba A300-297.
    Quanto levaria para efectuar a reparação ?
    Se me pudesse ajudar agradecia-lhe imenso.

    O meu contacto é bucelas.alves@gmail.com

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  55. Boa tarde eu tenho o mesmo problema :( eu sou técnico de informática mas não tenho experiência em soldar componentes...poderia me contactar sff para dizer quando é que leva para fazer isso? visto que sou de são miguel Açores e cá acho que tem pouca gente ou quase niguem que faz isso... meu contato ronaldoso234@gmail.com

    Obrigado ;) os melhores cumprimentos Ronaldo Raposo

    ResponderEliminar
  56. Boa tarde,

    Tenho um toshiba com o mesmo problema Bloqueia ou reinicia ligado à corrente à bateria funciona normalmente. Alguém consegue reparar na zona de Sintra/ Lisboa.

    Cumprimentos,

    nunomalmeida@netcabo.pt

    ResponderEliminar
  57. Boas

    Parabens pelo site! É uma boa ajuda.
    Tenho aqui um l300 de uma amiga com o mesmo problema mas o problema maior q encontro é nao ter material para o tirar...só tenho um ferro simples de 30W e solda para electronica (fino) mandado vir do ebay..nao me recordo dos valores da solda mas sei que é boa.
    Ha alguma maneira simples" de tirar o condensador com o ferro simples ?

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas!

      Existe uma estanho que é o SolderQuick, facilita bastante a retirar o NEC.

      De outra forma, também o pode fazer com o ferro de soldar normal mas não é tão fácil.

      Por fim têm a estação de IR e de Ar Quente.

      Cumprimentos.

      Eliminar
  58. Boa Tarde

    Estou com o mesmo problema no meu toshiba satellite l300

    Poderia me contactar para o meu email

    roberto.leppers@gmail.com

    ResponderEliminar
  59. Boas.
    Tenho um Toshiba A300 276 que só funciona com a bateria. Quando ligo o carregador ele desliga logo. Só com o carregador nao liga, só com a bateria. Tem ideia do que será?

    Cumprimentos
    José Coutinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas,

      José o problema está no NEC, em principio. Trocando o mesmo pelos condensadores resolve o problema.

      Cumprimentos.

      Eliminar
  60. Boa tarde,
    Tenho um Toshiba A300 1ID que também se desliga no arranque ou depois já no sistema e depois volta-se a ligar sózinho. Tem outras vezes que bloqueia. Tudo isto mesmo sem estar muito tempo ligado, chega a ser no arranque.
    Disseram-me que era o sensor de temperatura avariado, mas vi este blog (pelo qual lhe dou os meus parabéns) e gostaria de saber a sua opinião e se faz reparações e quais as suas condições.
    Cumprimentos,
    jose_silva_62@hotmail.com ou josemoreirasilva@gmail.com

    ResponderEliminar
  61. detectei que o toshiba L500 13w quando o desmontei tinha o cabo das colunas partido e quando fui fazer a ligaçao o pc deixou de funcionar talvez tivesse sido um curto circuito e tenha queimado a board?


    AJUDEM

    ResponderEliminar
  62. Boa tarde,
    Tenho um Toshiba A300 1ID que também se desliga no arranque ou depois já no sistema e depois volta-se a ligar sózinho. Tem outras vezes que bloqueia. Tudo isto mesmo sem estar muito tempo ligado, chega a ser no arranque.
    Quanto fica a reparação? Responda para fana81@gmail.com

    Obrigado

    ResponderEliminar
  63. vinha agora comunicar que embora ainda nao o tenha reparado fui dar com uma board de um Acer Aspire 5730z com os sintomas habituais deste problema e tem tb o dito cujo nek tokin por isso devera ser reparavel tambem

    ResponderEliminar
  64. Ola boas, toshiba a 300 com mesmo problema meritamario@gmail.com envie me preços sff e a localização, pretendo reparar

    ResponderEliminar
  65. Colocar 4x Condensadores Tantãlo de 330uf 2.5v/4v
    isto é igual a 330uf 2.5v ou 300uf 4v ?

    ResponderEliminar
  66. ola outra vez, fui comprar os condensadores e nao consegui perguntaram me o tamanho, nao sabia responder so sabia que era 4 de 300 uf 2,5v sera que me poder dar uma ajuda, que tamanho devo pedir? pensava que uf era microns mas nao deve ser

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      O tamanho dos condensadores?! Deves querer dizer o tipo...são SMD. Se for necessário leva uma foto do Blog e mostra.

      Cumprimentos e boas reparações!

      Eliminar
  67. Boas.

    Tenho um A200 que precisa de substituição do Nec Tokin e um DV6500 que necessita de um reballing. Quanto ficaria a reparação de cada um?

    smf.isabel@gmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      O A200 têm a acerteza que tem o NEC?! o DV6500 é o qual modelo ao certo?

      Cumprs

      Eliminar
  68. Boas. tenho o mesmo problema com o meu portátil Toshiba Satellite L300, ele funciona normalmente com a bateria, mas quando ligo o carregador ele reinicia constantemente e o ecrã fica com umas riscas e letras estranhas... O que posso fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas,

      99% de certeza que o problema está no NEC...o que podes fazer? Substituir pelos condensadores.

      Se precisares de ajuda apita.

      Cumprimentos e boas reparações!

      Eliminar
  69. Boas. Tenho um Toshiba A300-244.
    Ele começou a desligar de vez em quando até que deixou de ligar.
    Limpei o dissipador e ele começou a ligar mas com ecrã azul ao arrancar o Windows.
    Desactivei o AHci na bios e passei a modo compactibility mas ao iniciar o Windows ele desliga-se.

    1 - Será o problema do NEC tokin?
    2 - Li num site que PC perde o VCORE. Quais as consequências?

    meu mail é: pedroleite255@hotmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas,

      Pedro como já referi anteriormente, digo-lhe com 99% de certeza que o problema está no NEC. As tensões VCORE que fala estão relacionadas com isso....dai que, se você desactivar um dos Cores do CPU ele trabalha bem.

      Cumprimentos e boas reparações!

      Eliminar
  70. Boas,

    +1 com exactamente o mesmo problema... Toshiba Satellite L300-18G com o famoso chip NEC.. o portatil esta a desligar-se e até encontrar este blog já me tinha apercebido que havia algo de errado ao ligar o carregador após limpar o portatil todo por dentro...

    Neste caso testei desligar 1 core, mas problema manteve-se, no entanto ao carregar o win7 de novo bloqueia apos configuração de disco (preparar para instalar) e no WinXP Bloqueia quase a terminar a instalação.

    No disco que o portatil anteriormente tinha tem la o win7, funciona, mas acaba passado algum tempo aleatoriamente por bloquear.

    Se for possivel alguma ajuda agradeço
    brumi83@gmail.com

    ResponderEliminar
  71. Boa noite. tenho dois L300,que me chegaram à mão com esses problemas. Agradecia que e indicasse a sua loja ou local de trabalho, para que discutíssemos valores pelo arranjo dos dois. obrigado

    ResponderEliminar
  72. Boa tarde, tenho um L300 com o mm problema. Reinicia. Se for em safe mode, ok. Desactivando os cores no gestor de dispositivos ok. Fiz o recomendado aqui descrito e substitui o NEC por 4 de tântalo de 330uF. Gostaria de saber se alguém que fez esta reparação se lhe aconteceu o mesmo, isto é: fiquei sem "ecrã". O computador liga, mas não há qq luminosidade no ecrã. Alguém me poderá ajudar o resolver o problema?

    Obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas,

      Isso não tem nada haver com o NEC nem com os condesadores.
      O que se passa é, ou tens o inverter lixado ou então tens o cabo que liga o LCD à placa mal ligado ou estragado.

      Testa e depois diz algo.

      Cumprs

      Eliminar
  73. Boas... tenho um L300 com os sintomas de vcs todos, acontece q mandei para a reparação, levaram- 50 euros sem fatura, e colocara-me 4 condensadores de tântalo de 300uF... a reparação resultou,, só que ao fim de 2 meses voltou ao mesmo, o pc abre e bloqueia igualmente.
    Alguma solução para este problema ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas,

      Ele com a bateria tem o mesmo comportamento?
      Exprimente a fazer Dynamic CPU Frequency Mode para Always Low.

      Cumprimentos

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    3. Com a bateria fica fica estável, não reinicia, mas ligando ele á corrente, vai logo abaixo
      Então resolvi eu mesmo tirar os condensadores e colocar outros novos.
      Agora o pc ficou estável, mesmo com a bateria ligada e a corrente ligada... veremos até quando.

      Eliminar
    4. Ok, vá dando notícias.

      Cumprimentos e boas reparações!

      Eliminar
  74. boas, tenho o mesmo problema.
    Gostaria de saber o orçamento para isso sff.

    cmadeira.tecnico@gmail.com

    ResponderEliminar
  75. Boa tarde, moro em são paulo e nao acho nenhum lugar que venda desses condensadores
    só vou conseguir comprar importado sabe me informar alguma loja?
    Meu email tux.nunes@gmail.com

    ResponderEliminar
  76. AVISO: É PROIBIDO FAZER PUBLICIDADE A LOJAS OU A PARTICULARES. PASSA TAMBÉM A SER PROIBIDO COLOCAR EMAIL'S.
    ALGUMA COISA USEM O FORMULÁRIO DE CONTACTO.

    TODAS AS MENSAGENS QUE NÃO RESPEITEM ISTO, SERÃO REMOVIDAS.

    ResponderEliminar
  77. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  78. boas noites
    estou com o problema do reiniciar constantemente
    o modelo é um toshiba A300 1M1
    já usei o formulário de contacto
    obrigado
    Rui Dias

    ResponderEliminar
  79. Boa tarde,
    tenho um A300-276 que está com esse problema, pode ajudar a resolver o problema.
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia,

      Claro que posso, use o formulário de contacto desta página.

      Cumprimentos e boas reparações!

      Eliminar
  80. Boa tarde, tenho um acer aspire 5735 com um problema semelhante a esse. Na bios aguenta-se o dia inteiro. Consegui formatar o disco através de pen com o kill disk e completou sem problemas. mas assim que entro no programa de recuperação da acer às vezes desliga-se logo outras vezes desliga-se quando aparecem as primeiras opções.
    Também já tentei uma instalação com o xp, não se deliga mas dá um ecrã azul com um erro de proteção...
    Será também da Nec?
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Amigo não sei se esse modelo têm o NEC, mas penso que não...
      Diz-me que lhe dá um erro azul, normalmente esse erros são relacionados com problemas de Hardware, deve ter algum componente em conflito.

      Ou então, o transformador está bom? pela bateria tem o mesmo comportamento?

      Cumprimentos e boas reparações!

      Eliminar
    2. sim, faz o mesmo com a bateria apesar dela já não estar muito boa... já comprei um disco novo mas continua na mesma. andava desconfiado que poderia ser sobreaquecimento mas já o limpei e a ventoinha está a funcionar bem... parece que a bateria da cmos foi à vida, será disso?
      agradeço os seus conselhos.

      Eliminar
    3. Se fosse a CMOS ter ido à vida o portátil não dava era horas certas, ou então ligava logo assim que ligavas o transformador.

      Isso têm que ser algum conflito de hardware, já viste por exemplo se não tens nenhuma porta de I/O danificada? USB ou assim....

      Cumprimentos.

      Eliminar
    4. antes de mais obrigado pelas dicas.
      não querendo ser abusador fazia mais esta pergunta. quando está ligado ao carregador não chega ao menu de recuperação pois desliga-se antes mas com a bateria chega a entrar no menu mas passado 2 segundos desliga-se...
      qual será a razão?
      mais uma vez obrigado

      Eliminar
  81. boas noites
    estou com o problema do reiniciar constantemente
    o modelo é um toshiba A300 1M1
    já usei o formulário de contacto
    obrigado
    Rui Dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Já lhe respondi Rui...fico aguardar.

      Cumprimentos e boas reparações.

      Eliminar
  82. Bom dia,
    Estou com um problema. O meu A300 tinha esse problema de re-iniciar quando lhe ligava o carregador, Ja troquei o NEC TOKIN. ele ligou logo tudo direitinho.
    Acontece depois desliguei o computador, estive a colocar os restantes parafusos na carcaça e depois problemas.
    Agora tento ligar e nada. Com o carregador liga-se e vai logo a baixo o sinal de carregdor ligado. Com a bateria liga-se, ele da sinal de arrancar, mas nao da imagem nenhuma. fica com o LED verde de ligado acesso, mas sem imagem e sem o LED do disco a piscar....
    sera que me pode ajudar? qual será o problema.
    Já desmontei e montei tudo, ja troquei disco e memorias e nada.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Sónia já lhe respondi por email.

      Cumprimentos e boas reparações!

      Eliminar
  83. Boas, tenho o mesmo problema, será k pode reparar? ibizasteel@hotmail.com

    ResponderEliminar
  84. boa tarde, tenho um Toshiba A300 1ID que já teve problemas com o Nec (deduzo agora porque foi á toshiba ao abrigo da garantia por re-inicializações constantes) ficou bom e ja passou 1 ano, sem qualquer sintoma semelhante.
    o que lhe aconteceu agora e sem aviso foi que o pc ao arrancar tem meia duzia de piscadelas de atividade de disco o ecran não aparece nada nem acende e fica assim eternamente sem nada fazer e sempre ligado ate que eu o desligue.
    Deduzo eu que o problema seja gráfico mas gostaria de saber a sua opiniao, Cumprimentos e obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      É bem provável que seja o NEC, mas de qualquer maneira tem que testar a gráfica antes e talvez programar a Bios....o problema pode estar também ai.

      Tente fazer isso e depois diga-me alguma coisa.

      Cumprimentos.

      Eliminar
  85. Realizei a troca do nec pelos capacitores só que agora o not parou de dá video, será oque que deu errado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens um dos condensadores estragado (ou mais...).
      Tira tudo e volta a meter outro pack de condensadores e depois diz como correu.

      Eliminar
  86. Boas tenho um toshiba com o nec tokin estragado o que sei e que e um a300 quanto custa o arranjo?

    ResponderEliminar
  87. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  88. boas pessoal e se colocar 4 330 e83 a algum problema abraço

    ResponderEliminar
  89. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite,

      Sério é proibido colocar o email aqui no Blog, eu avisei isso.De qualquer forma em relação ao seu problema, Diga-me antes de mais qual é o problema dele agora....

      Cumprimentos.

      Eliminar
    2. Ok peço desculpa não sabia.

      Neste momento quando se liga o pc da sinal do disco a arrancar, liga o monitor e não passa disso.

      Cumprimentos

      Eliminar
    3. Não tem problema, isso pode ser dos condensadores ou então outro componente, gráfica, CPU, ou memórias....já testou isso tudo?

      Eliminar
    4. Boas,

      Ok vou testar isso para ver o que dá, mais uma vez obrigado.

      Eliminar
  90. Boa noite. Tenho um Toshiba A300 -1|4. Mudei o disco, mas o problema de "encravar" / reiniciar permanece, embora menos frequentemente. Estou em Coimbra. Quanto custa a reparação? Muito obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mário entre em contacto comigo pelo formulário de contacto do Blog.

      Cumprimentos.

      Eliminar
  91. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  92. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  93. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  94. boas, desde já agradeço por toda a infomação que tem no blog que tem sido muito prestavél para mim.
    Agora em relação ao NEC, tenho um toshiba a300-276 em que o problema era ligado a corrente ou a bateria liga o led da power botton e passado + ou - 6 segundos apaga e volta a ligar. Substitui o nec por 4x Condensadores que retirei de um insys style note com referenci (330 e8D). Mas o problema continua.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas,

      E os condensadores tão bons? Chegou a medir? Já tentou com outros 4 para perceber se o problema se mantém?

      Cumprimentos.

      Eliminar
    2. Sim testei, esses mesmo 4 instalei em um acer 6290g que depois de ler este tópico percebi que o problema também era por causa do nec. No Acer substitui e funcionou, no Toshiba não deu, ate já tentei com 6 de 220 e nada. Substitui o procesador e tudo mas nao deu nada. Segundo o meu irmão, o pc estava no banco de tras do carro e ao travar, veio contra o banco e começou a dar este problema. antes fazendo preçao na parte do nec funcionava agora nada. Obrigado pela atenção, comprimentos.

      Eliminar
  95. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas,

      António antes de mais remova o seu email da mensagem....se não vou ter que remover a sua resposta.

      Em relação ao seu problema, sim esses condensadores são os indicados e servem na perfeição, a sigla "e" refere-se a condensadores com uma voltagem de 2.5v, tal como "g" a 4v e por ai adiante.

      A única coisa que têm que saber é a capacidade (330uf), a voltagem (e = 2.4v) e a polaridade.

      O portátil antes da reparação fazia isso? verifique se têm tudo bem soldado...se têm, tire os condensadores para fora e faça uma medição com o multímetro e veja a capacidade dos mesmos.

      Cumprimentos.

      Eliminar
  96. Pessoal adicionei ao tópico inicial o Datasheet do NEC.

    ResponderEliminar
  97. boa tarde, tenho um A300-1D0 que tem caracteristicas desta avaria, mudei o tokin pelos 4 Condensador tantalum SMD 2.5v, mas ele continua a reiniciar-se... !! será que poderei ter queimado algum ou ate virem avariados?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, pode ter queimado, algum estar em curto ou então algum mal soldado Verifica tudo novamente.

      Cumprimentos.

      Eliminar
  98. Boa tarde! Tenho decididamente o problema aqui referido e gostaria de saber a disponibilidade para que me arranjassem isto!:)

    Vi agora que estão/está em portalegre, o que me pode dificultar as coisas. Sou de lisboa.

    Decidi tentar a minha sorte!

    Muito obrigado desde já pela atenção e o excelente tutorial.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só para dizer que aguardo uma resposta!:)

      Muito obrigado

      Eliminar
  99. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  100. Boa noite precisava urgentemente, que o senhor me retirasse uma duvida sou o dono de um toshiba a300-276. e gostaria de saber se o senhor me puder ajudar se existe outra maneira de retirar e soldar o nec tokin sem ser com uma estação de ar quente ou de ir. Obrigado pela compreenção, aguardo resposta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Amigo existe muitas formas de retirar o NEC:

      1º Uso da estação de ar quente ou de IR;
      2º Uso do ferro de soldar e solda da ChipQuick;
      3º Uso de ferro de soldar, estanho normal, e muita paciência;
      4º Uso de um alicate, arrancar o componente pelo meio, e depois desoldar pelas pontas;

      Espero ter ajudado.

      Cumprimentos.

      Eliminar
  101. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  102. Bom dia,

    Sabe dizer-me onde posso comprar esses condensadores?

    Obrigado,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde André,

      Tens algumas lojas em Portugal que já vendem, mas também tens o ebay e sites de ocasião.

      Cumprimentos

      Eliminar
  103. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Amigo é proibido colocar aqui o endereços de email, por favor usa o formulário de contacto.

      Cumprimentos

      Eliminar
  104. Ola boa tarde MvisionPT, encontrei por acaso o seu blogue, e ainda bem, tenho um A300 que já teve esses problemas descritos, levei o pc a uma oficina e retiraram o NEC para lhe aplicarem os 4 capacitors de tantalo, ate ai tudo bem estava a funcionar, agora resolveu ter outro problema, já não reinicia mas freeza,, fica parado sera que é dos capacitors?, obrigado, fica a aguardar sua ajuda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Daniel,

      A primeiro coisa a fazer é testares:

      - Memórias;
      - Discos;
      - CPU;

      E caso continuo a gráfica. Duvido que o problema esteja nos condensadores, já me aconteceu em reparar a maquina e ao fim de 3 meses ter que fazer reballing à gráfica.

      Por isso testa tudo bem, existem bons programas para testares.

      Depois diz como correu.

      Cumprimentos

      Eliminar
  105. Viva,

    Tenho um destes para reparar... Não consigo que o formulário de contacto funcione (fica a enviar eternamente)...

    Vivo no porto, queria saber o preço da coisa...

    Alguma alternativa ao form de contacto?

    ResponderEliminar
  106. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Use o formulário de contacto e não coloque aqui o seu endereço de email.

      Atentamente.

      Eliminar
  107. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Use o formulário de contacto e não coloque aqui o seu endereço de email.

      Atentamente.

      Eliminar
  108. Olá.
    Comprei recentemente o Toshiba Satellite L300 145 para peças quando soube que este modelo sofria deste problema.
    Já me informei bastante sobre o NEC TOKIN, também li diversas publicações deste fórum e parece-me que o Toshiba que comprei padece do mesmo.
    Tenho a impressão de que a bateria está sem carga e também não funciona ligado ao transformador que está operacional porque já o testei.
    O PC não dá qualquer sinal, nem luz nem nada.
    Há dias ainda piscou um pouco o sinal da bateria mas agora, nada.
    Gostaria de colocar, se possível, algumas questões:
    - Será que consigo remover facilmente o NEC TOKIN, (mesmo destruindo-o com cuidado sem estragar a placa)?
    - Se comprar os 4 condensadores Tantalum de 330 uf, consigo soldá-los no lugar do NEC TOKIN colocando um pingo de solda em cada um com um ferro de estanhar de ponta fina que uso para cabos de microfone e pequenas soldaduras eletrónicas?
    Vivo na zona de Braga e agradeço desde já qualquer info.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Antes de mais não dê por garantia que o problema seja do NEC. Pelo que descreveu no tópico podem haver mais problemas além desse.

      Relativamente ao que perguntou:

      - A remoção depende da sua experiência, jeito e paciência. Não é fácil mas também não é difícil;

      - O ferro que diz é de 11w? Se for pode ser difícil de soldar, mas não é impossível. Se vir que não consegue derreter essa quantidade de estanho com o ferro compre um mais potente para o serviço.

      Atentamente.

      Eliminar
    2. Olá, amigo.
      Bem, o PC em causa tinha 2 problemas e nenhum tinha a ver com o NEC, pelo menos por agora..
      Como achei estranho, o facto de não dar qualquer sinal e resolvi desmontar e começar pela ligação DC da fonte de alimentação. Então reparei na falta de contacto com o ( - ) na ficha fêmea do PC. Como se não bastasse, uma das memórias estava mal encaixada no slot, o que não permitia o arranque do SO deixando o ecran totalmente a negro depois de reparar o problema elétrico.
      Foi aí que vi que algo poderia estar relacionado com a memória pq já me tinha acontecido há uns anos com um desktop Pentium 4 que tb tinha a memória mal encaixada e não arrancava.
      Bastou retirar e encaixar de novo as memórias de 1 Gb cada e o computador funciona normalmente.
      Isto leva-me a dizer que é conveniente ponderar outras hipóteses, (como você referiu e muito bem), antes de nos metermos em certas aventuras. É que, se o NEC é tamanho formiga, imagine-se os 4 condensadores de tantalum; não deve ser nada fácil soldá-los.
      Desta vez tive sorte.
      Agradeço-lhe o esclarecimento e a prontidão na resposta.
      Abraço.

      Eliminar
    3. Exactamente amigo!

      Apesar do NEC ser um problema comum nos Toshiba é sempre necessário testar tudo antes de avançar para a reparação do mesmo.

      E ainda bem que solucionou e colocou aqui a sua opinião, obrigado.

      Cumprimentos e boas reparações!

      Eliminar
  109. deesepero!!!

    boa tarde, ao reparar com o nec tokin não arrancou e ao verificar ficou sem um micro-condensador e portanto será por isso que não dá imagem? Se for tem como o reparar ( micro condensador em volta do nec tokin )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cristiano se esse condensador estava lá é porque faz falta. Reponha-o e depois diga alguma coisa.

      Eliminar
  110. Boa tarde,

    Tenho um L350-17H, que estava a desligar-se, abrir e tinha um NEC/TOKIN 0E907.

    Fiz a substituição por 4 condenadores de Tantãlo 330UF 2,5V como já tinha feito para um L300 que tinha o mesmo NEC.

    Mas o pc continua a desligar-se. alguma dica??? era uma pena mandar o portatil para o lixo.

    Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Veja se o processador não aqueceu demasiado.
      Se a cooler (ventoinha) aumentar a rotação e fizer mais barulho é porque o CPU está demasiado quente e desliga o PC. Aconteceu-me durante meses com um emachines E720. Ao abrir vi que estava completamente abafado e sobreaquecia.
      Verifique também se as placas de memória RAM estão bem encaixadas, o que faz com que o PC tente arrancar e não consegue e o ecran fica sempre a negro.. Veja se acende a luz do «power». Além desses 2 problemas, o meu L300 também tinha a ficha fêmea de alimentação do carregador com problemas de solda fria; ora dava ora não dava. Reparei e fiquei com um PC novo.

      Como me respondeu o MvisionPT, nem sempre o problema é do NEC TOKIIN.

      Eliminar
    2. Exatamente! Confirme bem tudo, principalmente os condensadores e componentes amovíveis.

      Cumprimentos e boas reparações!

      Eliminar
  111. BOa tarde, tenho 1 samsung rv510 nas maos que foi para a loja e disseram que era problema da board.(futuramente disseram que nao tinha reparação).
    O portatil não liga nem da sinal nenhum.
    Poderá ser o problema dos tal Neo Tokin?
    Muito obrigado

    ResponderEliminar